quinta-feira, 2 de julho de 2020

Resenha: As 5 Linguagens do Amor


Hoje vamos de resenha, depois de 100 dias de quarentena sem ler nada. Tinha ouvido falar sobre "linguagens do amor" no Instagram há um tempo, mas nem dei bola. Agora já não lembro a motivação pra ter ido atrás de quais eram As 5 Linguagens do Amor, mas joguei no Google, as encontrei e achei o livro de Gary Chapman.

O livro fala sobre as relações de amor em um casamento. Como demonstramos amor e como as pessoas recebem. Basicamente, a receptividade de amor se divide em 5 linguagens:

- Tempo de qualidade
- Toque físico
- Presentes
- Palavras de afirmação
- Formas de servir

São essas as formas de receber amor que a gente enxerga. 

Tempo de qualidade é aproveitar o tempo e se entregar total à pessoa que está com a gente, aqui & agora. Fazer alguma atividade legal, assistir TV apenas para estar juntos, sair pra jantar... 

Toque físico, como o nome já diz, é abraçar, tocar nos ombros, fazer um carinho...

A linguagem mais fácil é a dos presentes: um agrado sempre deixa a pessoa feliz. Uma cartinha, uma flor que achou no caminho, um chocolatinho...

Nas palavras de afirmação, a pessoa gosta de ouvir do outro elogios, incentivos. Aquele "bom dia meu amor" e "estou torcendo por você".

E as formas de servir são todas aquelas tarefas que você faz pelo outro, como forma de amor e cuidado. Arrumar a cama, fazer o almoço, costurar um botão da camisa, tudo em forma de serviço a pessoa amada.

Cada pessoa costuma demonstrar o amor, e também prefere recebê-lo, de uma forma. Às vezes, nós demonstramos o amor com muito afeto em público (toque físico) e a pessoa não considera aquilo amor. Ela gosta de ganhar uma cartinha e uma rosa uma vez por semana. Temos que moldar o nosso modo de dar amor de acordo com o que o outro gosta de receber, para se sentir amado e ficar com o seu "tanque cheio". 

Muitas vezes, relacionamentos acabam porque as linguagens do amor não estão alinhadas. Por exemplo, eu demonstro amor como "formas de servir". Meu namorado aprecia receber desse jeito, e demonstra como "palavras de afirmação". Caso ele demonstrasse como "toque físico", eu me sentiria irritada e não amada, porque "toque físico" não é um jeito que considero de se dar amor. 

Às vezes um casal acha que não se ama mais, mas na verdade as linguagens do amor estão desalinhadas. Basta observar um pouco e perceber, que apenas alguns gestos diferentes implicam em mudanças grandes.

****
 
Eu amei DEMAIS esse livro, achei muito útil na forma de se relacionar com todos, não só em relações românticas. A gente para pra ver como cada um gosta de receber amor e pode se ajustar pra demonstrar mais para aquela pessoa. É uma leitura rápida, leve e cativante. Li em poucos dias e achei os ensinamentos muito válidos. E percebi que existem várias formas de amar, e nenhuma é menos amor por causa disso.


11 comentários:

  1. Oi Raquel, eu já havia ouvido falar desse livro, fiquei super com vontade de ler, mas outros acabaram ganhando mais relevância rs, acho que o assunto do livro é super válido para os casais principalmente para os mais novos, eu já acho que todas essas são de importância e relevância em um relacionamento, por mais dfícil que seja aprender.

    Abraço, Yeah! Dream High

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, parece ótimo!
    Amei a sua resenha.
    Bisous,
    BLOG PEQUENO MUFFIN | LARA REIS
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto demais sobre esse assunto das linguagens do amor!
    Tem esse vídeo que é ótimo e também explica bem o livro https://www.youtube.com/watch?v=q8VUL96zls0&t=157s
    É importante aprestar atenção no outro e conversar sobre isso!
    Adorei o post ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Raquel,tudo bem?
    Sabe que tem uma frase nesse post que eu concordo muito contigo: " Às vezes um casal acha que não se ama mais, mas na verdade as linguagens do amor estão desalinhadas. " Aqui estamos juntas a 7 anos e admito que em muitas vezes nossas linguagens esteve desalinhadas mas com um pouco de esforço e boa vontade a gente consegue alinhar de novo heheh

    adorei esse post, não conhecia o livro e achei bem interessante.

    Se cuida, beijos!
    www.20-primaveras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, não conhecia esse livro e achei bem bacana a sua resenha.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. También me gusta la historia de este libro que enseña mucho amor a los demás. Gracias por su recomendación. Feliz fin de semana. Saludos desde Indonesia.

    ResponderExcluir
  7. Aiii que saudade que eu estava de ver posts sobre livros aqui amiga! Não conhecia esse livro, mas achei ele muito interessante e amei a dica!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Raquel, não conhecia esse livro, mas deve ser bem bacana, até para aprendermos mais na forma de nos relacionarmos, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa para ler, porque normalmente gosto de coisas que é sobre amor. E eu paro sempre para perceber qual é a forma de amor que a pessoa normalmente gosta, e realmente, isso varia muito de pessoa para pessoa. Vou anotar a dica de livro :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  10. bem legal conhecer essa leitura que parece bem interessante sobre relacionamentos

    www.tofucolorido.com.br
    insta: @liviaalli

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é ótimo, comecei a ler ontem e já tô adorando!

    Meu Blog: Amanda Monteiro

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/