domingo, 7 de agosto de 2022

Como é ter uma lojinha Shopee - BEDA #07


 

É BEDA pra desengavetar resenhas, mas também quero fazer posts de conversinha, porque faz tempo que não faço. Hoje resolvi contar como é minha experiência tendo uma lojinha na Shopee!


Eu já sou compradora da Shopee desde o fim de 2020, e sempre via o pessoal vendendo lá e falando muito bem, até porque começou sem cobrar comissão. Daí no fim de 2021, lá por Outubro, eu terminei meu Mestrado e estava com um total de zero reais entrando e também com tempo sobrando. Resolvi anunciar umas coisas velhas, tipo livros, CDs, DVDs, sapatos... pra ganhar um dinheirinho e esvaziar armários. Abri a loja, anunciei umas 5 coisas e vendi em questão de horas. Bom, daí pra frente foi só pra frente 😂

 

Anunciei todos livros que não queria mais, na primeira noite vendi 6 ou 7 pedidos hahaha tive que comprar caixas e tudo mais. Depois, passei a vender Eudora também, por causa da Linha Niina Secrets, daí meus seguidores podiam ver eu usando e podem comprar pelo meu link. Era época do lançamento da paleta Purple e eu corri pra fazer tudo, já que o Espaço da Representante é "perto" da minha casa. E agora uso a lojinha pra vender bordados, coisas encalhadas, Eudora... ih, tudo que aparecer, eu olho lá e vendo.

É super tranquilo. Eu vendo como pessoa física, mas quem vende com CNPJ tem mais benefícios. Vou dividir em tópicos pra falar como funciona.

 

- Você abre a lojinha, cria nome, logo... seus dados e tudo mais vão na declaração de conteúdo, assim como seu endereço (que é o que eles usam pra calcular o frete). Anuncia os produtos, coloca fotos, preço, peso e tamanho (importante ser bem fiel porque depois os Correios registram e podem te dar punição). 

- Quando chega um pedido, eles te avisam por e-mail do estoque e do envio. Se for cartão ou PIX, já entra na hora e você tem 3 dias úteis pra ir ao Correio enviar. Se for boleto, demora mais (e geralmente as pessoas não pagam).

- O próximo passo é programar o envio no site. Lá, você confirma que vai enviar e gera um número de rastreio dos Correios. Daí aparece uma etiqueta + uma declaração de conteúdo, que devem ir afixados na embalagem, e você tem que imprimir e levar tudo pronto.

- O pacote é por sua conta, deve respeitar os tamanhos informados e ser liso. Eu embalo muuuito bem pra garantir que tudo vai chegar inteiro. Depois, colo a etiqueta e a declaração por fora da embalagem. É a parte mais "chata" porque você tem que ter impressora e levar pronto, mas pra mim é bem de boas.

- Depois é só levar no correio e pegar o comprovante. Sempre diga que quer ele, porque se der algum B.O., você comprova que enviou.

- O pagamento entra 7 dias após o recebimento da pessoa. Pois esses dias são os fornecidos pelo código de defesa do consumidor pra desistência da compra online. O dinheiro vai pra uma carteira, onde você tem uma conta com seu CPF vinculado cadastrada, e uns 3 dias depois, o dinheiro chega na conta. Tem limite de saques diários e semanais.

- Se der algum problema, você pode falar com a Shopee pelo chat ou com os compradores. Em caso de devolução por pedido incorreto/avaria, tem uma taxa que se paga.

- Se você cancelar pedidos, também tem punição, e ela é calculada sobre o número de vendas da quinzena, se não me engano. Então não pode sair cancelando tudo loucamente porque gera prejuízos.

- Os compradores também podem avaliar as compras pra deixar a reputação da lojinha melhor e incentivar outros compradores. Eu sempre mando uma cartinha pedindo pra avaliarem, mas também dá pra mandar por chat pedindo (acho chato, prefiro a cartinha que é mais passiva hahaha).

- O valor da comissão é 18% sobre o valor de venda. Ou seja, se você anunciou algo a R$ 30, vai receber R$ 25,60 na sua carteira após o pedido ser completado. Então tem que calcular isso aí pra não sair no prejuízo. É uma comissão alta porém ainda uma das mais baixas se comparar com outras plataformas. Ganha no volume de vendas.

- Também dá pra criar promoções, cupons e outros tipos de marketing. É bem útil mandar transmissão por chat pois as pessoas podem tirar dúvidas e também lembram do que está no carrinho.

- Aproveito os dias que tem promoção e cupom pra divulgar, sempre rola alguma venda.


No geral, é beeeem tranquilo vender. Eu amo vender coisas entulhadas aqui, porque daí é 100% de lucro e 100% de alegria no espaço livre. Tem coisas que a gente nem imagina que vá vender, e eu posto e vendo super rápido. De Eudora eu amo vender porque me acho chique, mas o lucro é muuuito pequeno, tem coisa que dá R$ 1 ou R$ 5 😪 acho super de boas levar no Correio, é rápido e tem perto da minha casa. E adoro quando as pessoas avaliam o pedido e escrevem coisas fofas 😍 vale super a pena. Só tive estresse uma vez com uma pessoa que quis devolver, alegando pedido errado, mas era o certo do anúncio e ela interpretou mal. Mas de resto, devo ter uns 100 envios e foi super tranquilo.

Quando gero o código de rastreio, eu já coloco no rastreio do Telegram e fico acompanhando o pedido caso tenha que abrir reclamação no Correio ou algo assim.

Caso alguém queira comprar na minha lojinha, eu vou ficar muuuuito feliz:

 

Link da Lojinha

 

E também tenho link de afiliado, se alguém quiser algo, pode me pedir que coloco na minha coleção e gera comissão pra mim após a venda pelo link:

 

Link da Coleção de Afiliado


Acho que era isso! Se alguém tem alguma dúvida, pode me deixar aí nos comentários que depois respondo! Eu aaaaamo minha lojinha 💜

 

2 comentários:

  1. legal saber mais detalhes!
    eu acho a plataforma bem boa! compro muita coisa por lá, principalmente material pra cílios!
    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. Achei super bacana esse post e ajuda demais, muito sucesso para a sua loja AMiga, vai crescer mais e mais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/