segunda-feira, 5 de agosto de 2019

BEDA #05: Como fazer uma formatura DIY (quase) sem pirar


Geeeente! Com o delay de quase seis meses, vim FINALMENTE trazer tudo o que aprontei na minha formatura. Depois de toda a correria pré formatura + um plus de um braço de mãe quebrado, resolvi trazer no BEDA tudo que fiz, com muito orgulho, e ficou tão lindo!!! Babona mesmo.

Bom, me formei em 15 de fevereiro de 2019, depois de sete longos anos de faculdade. Eu sabia que queria fechar com chave de ouro com uma recepção bem bonita, com tudo o que eu pudesse pagar. Levei MESES visitando locais e procurando o restaurante perfeito. Eu não queria festa, e a princípio queria fazer a recepção num salão de festas. Acabou que era MUITO caro, muito engessado, todo o blá blá blá de decoração, aluguel, limpeza, festa (os pacotes são fechados e caros), pouca comida e no fim nenhum atendia o que eu queria. Acabei achando o restaurante perfeito aos 45 do segundo tempo e consegui fazer a recepção do jeito que eu queria.

Comecei lá por outubro a pensar em tudo. A decoração da mesa central, as lembrancinhas, os centros de mesa, balões e tudo mais. Vou contar pra vocês o que fiz em cada coisa, os valores e também o que eu aprendi, pra você aprender o que fazer (ou não) pela minha experiência. Eu só sabia que queria tudo DIY, eu sempre acho que o melhor jeito é eu mesma fazer, então né... Comecei a salvar no Pinterest as ideias de decoração, que tivessem a ver com engenharia e alimentos, no tema todo azul, pra depois pôr a mão na massa.

CENTROS DE MESA

Eu queria misturar erlenmeyers (aqueles vidros de laboratório) e garrafas, pra unir a engenharia e os alimentos. Resolvi fazer 3 tipos (porque só os erlenmeyers era muito caro). Fiz um tipo com garrafinha de suco de uva, mais esse template ali embaixo (que fiz no Canva e imprimi), e coloquei aquelas flores mosquitinho. 

Também adicionei um lacinho e uma estrelinha prateada que prendi com fio de nylon. Dentro coloquei aquelas bolinhas que incham com água, pra pesar e ficar bonitinho. Cada garrafinha levou mais ou menos um saquinho de bolinhas (um real cada), a garrafa era de graça porque era descarte e os mosquitinhos foi R$ 3,50 por garrafa. No total deve ter dado uns 6 reais por arranjo.


Depois tinha os erlenmeyers, também com o lacinho, a estrela e as bolinhas no fundo. Mais flores astromélia cor de rosa. Cada maço de astromélia era uns 10 reais, mas fazia uns 4 vasos. Comprei as flores no supermercado mesmo, um dia antes (perigo de não ter, mas pelo menos eu não ficava presa ou dependendo de flores que não viessem frescas no dia...).


 

E por fim as garrafinhas de Coca-cola. Também coloquei lacinho e estrelinha, e um rótulo que fiz no Word mesmo, com as bolinhas no fundo. Esses tinham um pega-balão com um balão de estrela formanda. Os balões cada um era um real, mais o chapeuzinho que fiz com papel cartão preto e o pega balão. No total deu uns 5 reais por arranjo.


Ficaram super simpáticos! O bom desse balão é que enchi umas duas semanas antes e ficou bem cheio até o dia da formatura! Evitou bastante correria no dia.

 
 


Aqui são as flores, todas comprei no supermercado um dia antes e já deixei pronto. As bolinhas de gel ajudaram a manter elas regadas até a hora da formatura sem murchar (era bem calor!). E tem que calcular quantas mesas vão ser pra ver quantos arranjos precisa. Eu botei dois por mesa, as mesas eram grandes e os arranjos pequenos.

O maior problema de fazer tudo isso foi na hora de levar. Precisei de muitas caixas, que ficaram pesadas, e não podia por muita coisa por causa das flores. É uma coisa a se pensar se por acaso você não tiver carro (valeu mozaum pela ajuda importantíssima no dia!!).



 LEMBRANCINHAS

Eu já sabia desde sempre que queria tubos de ensaio com chapéuzinho. Daí comprei bem antes e em quantidade pra economizar.
Fiz uma lembrancinha pra cada pessoa, e mais uns 20% pra garantir (sempre alguém quer levar a mais). 

Os tubos de ensaio custam mais ou menos um real cada, mais o recheio de M&M's fake. Comprei sacos de meio quilo por R$ 8,90. Precisei de quase seis sacos pra encher 90 lembrancinhas. Isso também pesa e ocupa espaço nas caixas pra levar!
 

 Aqui todas in da making!
 
 

A tampinha botei pra baixo, pra parar em pé, e em cima o barrete. Fiz com folha de EVA com glitter preto e o tassel só colei com cola quente uma fita azul. Acho que pra 90 barretes usei 3 folhas de EVA. O cartãozinho eu ia fazer numa gráfica, mas saiu mais barato comprar pronto. Acho que 6 reais por 100 cartões. E ainda colei um lacinho ou maçãzinha em cada um pra ficar bem fofo. O bom dessa lembrancinha é que pode fazer mais de uma semana antes porque esse chocolate não fica velho, afinal nem as bactérias querem tanto corante e açúcar né???

 

 

DOCES

Agora vem a parte que vocês confirmam que sou louca. Também encomendei doces pra levar e fiz alguns pra baratear. Fiz cerca de 120 brigadeiros e 120 branquinhos. E fiz o papelzinho deles. Comprei a forminha pronta e colei o símbolo do curso em cada um. Alguns eu encomendei, pra me dar menos trabalho, daí o papelzinho foi o da loja mesmo. Infelizmente não achei foto!


NA MESA

Pra pôr na mesa de centro, fiz umas plaquinhas com EVA que sobrou das maçãs, mas no fim nem usei. Ainda comprei guardanapos azuis com bolinhas brancas e fiz um porta-guardanapo de maçã. A maçã cortei todas no EVA vermelho com glitter, colei um lacinho verde e fiz um anel pra por ele no meio. As pessoas amaram!



O RESULTADO

No final, nem usei o cordão de fotos e a toalha de mesa que eu decorei. Os balões comprei um dia antes numa loja que vende aqui em Porto Alegre (mas perderam muito gás de um dia pro outro, recomendo comprar no dia!).

Da mesa central arrumada não tenho fotos, só essa que tirei depois que arrumei tudo e antes de correr pra colação. Fui no restaurante umas 15h pra formatura ser às 18h. Correria mas acabou tudo certo sem feridos! Em volta coloquei os balões, botei nela uma foto minha, um R luminoso, as lembrancinhas e os doces. Durante a festa fui repondo o que faltava. Acho que naquele dia fiz cosplay de peão da casa própria.


Essas lindas fotos profissionais são da Dani e do Victor que fizeram cliques lindos! As outras fui eu que tirei mesmo haha





E aqui os balões que comprei na Personalizze Center. Lindo esse bubble né??? Era meu sonho!!!


Aqui ficou a mesa da formanda (eu), que arrumei e saí correndo. Nela dá pra ver os mini centros de mesa mais o lugar americano e o guardanapinho. Linda do jeito que eu imaginei!


O lugar americano eu fiz no Word com várias imagens que tirei prontas da internet. Montei com um texto e imprimi em papel A4 azul claro pra ficar diferente. Todo mundo amou e quis levar pra casa hahaha



Hehe esse quadrinho de madeira eu também fiz. Comprei as letrinhas individuais. O quadrinho foi R$ 12,90 mais as letrinhas um real cada (eu acho).


E aqui o pós festa com meu bubble esvaziando, assim como a minha energia. Nem sei como consegui. Sem a ajuda do meu namorado, nada tinha acontecido. Ainda bem que deu tudo certo e passou e todo mundo amou! No fim, parece que gastei demais. Mas vocês não tem noção do preço que é contratar o serviço pronto. Se eu tivesse dinheiro, talvez teria optado pela comodidade. Hoje em dia parece que sou louca de tanto que fiz (hehe malz ae pessoal que teve que me aguentar!). Mas ficou do jeito que sonhei! Com organização, boas ideias e um pouquinho de ajuda é super possível.

Desculpa o post grande, mas eu tava esperando demais por ele e queria mostrar tudo pra vocês!!!
Beijão :D



8 comentários:

  1. Amigaaa que correria, mas também que coisa linda ♥
    Muito caprichosa você!
    Amei os vasos de mesa, esses erlenmeyers são muito legais e tem tudo a ver com seu curso.
    Adorei as lembrancinhas também, super fofas!
    O restaurante parece ser bem bonitinho :)
    E esses doces que delíciiiiia e ficaram lindos também :P
    Eu do "cosplay de peão da casa própria" HAHAHAHAHHAHAH
    Mas no final deu tudo certo né? Isso que importa ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rsquel, você teve muita criatividade e jeito para desenrolar tudo isso!
    Achei tudo lindo! Parabéns!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essas coisinhas personalizadas, você fez tudo perfeitamente, ficou lindo demais!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Você é tão criativa! Achei as dicas muito válidas.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  5. Amei seu capricho, um cuidado com cada detalhe e dá para ver que tudo foi feito com muito amor. Amei demais esse post, são momentos compartilhados com quem amamos que fazem toda diferença e parabéns!!!
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A única festa de formatura em que já fui rolou uma decoração bem simples e rodízio de pizza. Já para a minha festa de casamento eu botei a mão na massa e teve bastante DIY, inclusive no meu chá de panela. Meu buquê de noiva era de astromélias vermelhas, eu peguei ele de manhã e até o momento do casamento meu buquê ficou no congelador hahaha. Fica a dica numa próxima festa, em clima frio as flores se mantêm frescas por mais tempo, mas de qualquer forma, amei sua ideia de comprar as flores no mercado, deu super certo e saiu barato.
    Deve ter dado um trabalhão fazer os chapéis das lembrancinhas, haha. Mas vc é muito aplicada, fez até um porta-guardanapo! Vc merecia essa festa, sete anos de facul não é pra qualquer um.
    Parabéns pela criatividade!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tudo ficou muito lindo, eu amei demais ❤❤ parabéns, muito bom!!
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  8. Tudo ficou tão lindo e com sua cara, cada detalhe mais fofo que o outro

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/