segunda-feira, 16 de julho de 2018

Poliana - Eleanor H. Porter

Fonte da foto: Skoob

Poliana (originalmente Pollyana) é um romance que foi publicado por Eleanor Porter em 1913. Acho que um dos livros mais antigos que já li! Já tinha ouvido falar dele quando estava no colégio, mas a história da menina que via tudo com alegria não me atraiu muito. Até que há pouco estreou no SBT a novela As Aventuras de Poliana e fui influenciada a ver, daí resolvi ler o livro.

Poliana é uma menina de 11 anos, que vivia com o pai, missionário. A família toda dela morreu: a mãe, depois os irmãos um a um, até que o pai dela também se foi. Depois de passar um tempo em casas de mulheres Auxiliadoras, ela é então enviada para morar com a única tia, Paulina, que não é uma pessoa lá muito feliz. Antes de morrer, o pai ensinou a ela o "jogo do contente", onde a única regra era ver algo de bom em tudo que acontecia. Tudo começou quando chegou uma caixa de donativos às auxiliadoras e nela havia apenas um par de muletas. As crianças sempre esperavam roupas e brinquedos, mas então a menina Poliana resolveu ver o lado feliz de tudo, o lado bom era que ela não necessitava de muletas, tinha as duas pernas boas. 

Na casa da tia Paulina, Poliana dormia no sótão, mofado, com apenas uma janela. Ela ficava feliz por poder ver a cidade toda de sua janela, imaginando como se fosse um quadro. A empregada da casa, Nancy, era sua companheira. Mas ela não conseguia ensinar o jogo do contente para a tia pois não podia falar sobre o pai para a tia.

O livro é bem curtinho, no ebook tinha 90 páginas. É bem leve, porque é destinado ao público infantojuvenil. A Poliana é uma menina super falante e sempre animada com tudo, até mesmo não sente tanto o desprezo e falta de empatia da tia. No fim do livro dá uma reviravolta na vida dela, mas né, livro de criança hahaha 

É bom pra quem gosta de leituras tranquilas :) E claro, pra quem ainda não leu esse clássico x)

...E o livro virou novela!
Li que já teve adaptação pra TV e cinema antes, mas em maio deste ano estreou As Aventuras de Poliana no SBT, às 20h30 da noite (ou no YouTube). A novela é para o público infantil, mas como já cansei das novelas de matançadrogassexo da Globo, achei uma boa alternativa. As crianças são fofas e falantes, os adultos são bons atores e no fim de cada capítulo dá aquela motivação pra voltar a assistir no dia seguinte. A atriz que faz a Poliana é tão amorzinho <3 A menina fala fala fala é bem engraçado x)



 

16 comentários:

  1. Eu vi sobre a novela e não curti (não sou fã de novelas) mas com certeza leria o livro, adorei a história e amo livros do genero. Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o livro e a novela, mas prefiro mais o livro

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que essa novela era inspirada nesse livro, eu li ele a anos atrás e eu amava a história, fico feliz que eles tentem repassar em forma de novela, só espero que seja realmente boa.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, acredita? E mesmo sendo mais infantojuvenil, acho que vale a leitura! A novela eu dispenso kkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Juro que não sabia que tinha livro sobre a história da novela (baseada, claro). Amei saber e sobre a história. Beijos
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não sabia que a novela era inspirada no filme não! :o que loucura! Eu não gostei da novela não, tem personagens que não gosto :x haha beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  7. Quando saiu a novela eu tbm fiquei com vtd de ler o livro, mas por ser muito leve e infantojuvenil eu estou protelando a leitura, haha. Com certeza é aquele tipo de livro que te motiva, nesse caso a motivação é a de ser positivo em todas as situações. Amei a tua resenha!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ❤

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito dessas leituras fáceis, leves e gostosas. Ainda não li esse, mas já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que a novela tinha sido baseada em um livro, mas como eu amo as novelas do SBT eu adoraria ler esse livro também. A atriz que a faz a Poliana na novela é muito fofa e talentosa, acompanho a carreira dela desde a sua participação na segunda versão de Chiquititas.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/07/resenha-do-livro-amor-gelato-jenna.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Minha sogra fala muito bem desse livro, diz que tem muitas lições que ela leva para a vida dela, principalmente o jogo do contente.
    Parabéns pelo blog!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  11. não conhecia! :p
    eu não vejo TV a muito tempo! prefiro ficar no YT ou ler algum livro! kkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  12. Eu li no colégio e é ótimo. Tem a continuação que é Poliana Moça.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  13. esse livro com certeza é um dos classicos da literatura que está na minha TBR list

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    www.instagram.com/liviaalli

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é maravilhoso e lembra muito a minha infância. Tanto o "traduzido" Poliana, quanto o original Pollyanna e o Pollyanna moça <3. Confesso que é um dos meus livros preferidos, e eu já quero ler novamente.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Adoro demais livros fofinhos e leves assim. Assumo que nemm sabia da novela, não vejo tv aberta.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/