Sinopse do Skoob: "Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e
uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do
inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os
seus romances: Tartarugas até lá embaixo.
A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)."
A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)."
Ganhei o livro faz um tempinho e era o único não lido dos livros do John Green. São sempre histórias que te despertam muitos sentimentos, nunca são vazias.
Tartarugas até lá embaixo conta a história de Aza Holmes, uma jovem que mora em Indianápolis e tem TOC, Transtorno Obssessivo-Compulsivo. Não sei muito sobre isso, mas sei que existem vários tipos e níveis, e Aza tem problemas com bactérias. Sempre passa na cabeça dela que ela vai pegar uma infecção e morrer. É como se ela não pudesse controlar os próprios pensamentos, sendo tomada por uma ansiedade e medo de microrganismos.
Tudo começa quando Russel Pickett desaparece. Ele é pai de Davis Picket, amigo antigo de Aza, onde se conheceram em um acampamento. O prêmio para quem encontrar Pickett é de 100 mil dólares, e isso logo desperta o interesse de Daisy, a BFF de Aza. Elas começam então a investigar o sumiço do milionário, e Daisy induz Aza a se reaproximar de Davis, que é também um amor antigo.
O problema é que Davis não se dava lá muito bem com o pai, então aí tem treta. E depois a história toda se desenrola nessa busca maluca (hehe).
Eu gosto muito do assunto bactérias, vivo pensando que uma viram duas, duas viram quatro, quatro viram oito, e por aí vai... Aza tem muito medo de ser infectada com Clostridium difficile, a C. diff, e quando começa a pensar nisso, sua mente já entra em espirais, e ela já sente os sintomas causados pela infecção. Aza se considera maluca muitas vezes por causa disso. Constantemente reabre um corte no dedo, e imagina que está infectado, então ela precisa sair correndo e limpar o corte, refazer o curativo... isso acontece muitas vezes durante o livro e também a prejudica em algumas situações, como na hora de beijar um garoto (quantas bactérias são trocadas ali???).
Foi interessante poder entrar nos pensamentos de Aza, ver suas reações e assim também é possível compreender um pouco como a mente dela funciona e como poderíamos ajudá-la, caso também fôssemos um personagem do livro. Ou na vida real, como podemos ajudar algum conhecido com TOC?? Às vezes a gente não pensa no lado do sofrimento da pessoa, ela não consegue controlar alguns pensamentos e isso pode se tornar uma bola de neve. Por isso devemos sempre ser compreensivos :)
Gostei muito do livro porque te faz entrar na cabeça de uma pessoa com TOC, até pude me identificar um pouco com ela, e sempre gosto quando envolve bactérias (me julguem). O livro é rápido e fácil de ler, o final não é espetacular, mas envolvente o suficiente pra fazer valer a leitura.
Tem algumas referências à Star Wars, pois Daisy escreve fanfics sobre a série. Ah, outra coisa que gosto muito é na parte em que o autor cita o nome do livro no meio da história e explica o porquê dele <3
*******
Páginas: 272
Ano de lançamento: 2017
Editora: Intrínseca
Título original: "Turtles all the way down"
Tem filme? - Não
Tem ou é uma sequência? - Não
eu gosto bastante dos livros do john green, acho mt interessante que aborde esse tema do toc
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Que livro incrível!
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/
Eu gosto muito dos livros de John Green, mas por acaso não conheço este! Parece ser amoroso!
ResponderExcluirTHE PINK ELEPHANT SHOE
Nunca li, mas vou tomar nota!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Não chego a ter TOC (eu acho) mas sou bem paranóica com essa questão de bacterias e limpezas, sou dessas que passam alcool em gel em tudo, lava a mão no banheiro de um shopping e abre a porta com lenço... Achei interessante a história, quero muito conhecer mais esse problema e essa personagem. Me interessei!
ResponderExcluirBeijos,
https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/
Me julgue, mas nunca li nada dele. xD
ResponderExcluirJá ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não tive a chance. Preciso mudar isso!
Beijo!
Cores do Vício
Ainda não li nenhuma obra dele sabia?
ResponderExcluirbig beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com
Olá...
ResponderExcluirAdorei ler a resenha do livro...
Convido você conhecer o meu blog, lá tem posts todos os dias...
Aguardo a sua participação por lá...
Até, mais...
JaqueVirtual...
http://jaquevirtual.blogspot.com.br/
Muita gente fala bem desse livro, e já vi vendendo algumas vezes, seu post só dá um empurrão para comprar de vez kk só tenho que terminar O Lar das Crianças Peculiares
ResponderExcluirParticipe: ♡ Sorteio Kawaii Box 2! Uma segunda chance de ganhar uma caixa cheia de coisinhas fofas do Japão!
Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..
ResponderExcluirParabéns!
Amo seu blog ❤️ ..
Meu Blog: Totolec Show
Adorei sua postagem conheci seu blog agora muita gente fala deste livro fiquei ate curiosa
ResponderExcluirUm beijo da Ju Margarida
Venha me ver: http://www.julianamargarida.com/
Achei a capa uma fofura e a história parece ser beeem interessante!
ResponderExcluirwww.achatadebatom.com
Eu li a um tempo atrás esse livro e também gostei bastante da história, dos personagens e como foi abordado o assunto: toc.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br