terça-feira, 21 de setembro de 2021

Minha história com a terapia


 

Lá pelas tantas de 2019 eu resolvi finalmente procurar terapia. Nem sabia por onde começar, e nem bem o que era. Já tinha muitos assuntos pra tratar, de anos, e resolvi que finalmente num momento de "calor da emoção", era o jeito de buscar ajuda. Sempre que deixava pra depois, não fazia, então aproveitei pra pedir indicações de psicóloga pra conhecidos e fui na minha primeira sessão. Nem tinha ideia do que ia acontecer, e nem sabia como funcionava a terapia. Quanto tempo levava? Tinha alta? É semanal? Custa caro? Como funciona? Mas resolvi ir, se não, não iria nunca.

Acabei me deparando com a minha psicóloga, que é terapeuta cognitivo-comportamental. Eu nem sabia do que se tratava isso, achei que só existia "terapia" geral assim. A TCC é uma das tantas abordagens da psicologia, que foca em com a gente pensa e reage às coisas. Como aquilo nos afeta e como vamos tratar de forma eficiente. É uma terapia que tem alta, e digamos que é educativa. O psicólogo te ajuda a enxergar onde estão os pontos que queremos melhorar e que nos causam sofrimento, pra que a gente possa mudar nosso pensamento, de modo que consigamos conviver com aquilo, ou melhorar. Eu não sou da área, essa foi uma descrição mais do que aprendi e de como enxergo a minha terapia. Basicamente, é como pensamos sobre uma situação, e cada pensamento gera uma emoção e um comportamento, por isso, cognitivo (pensamento) comportamental (como agimos).

Bom, eu amo essa parte educativa então pra mim foi perfeito. Ela me passa tarefas, me ensina a identificar pensamentos, busca comigo opções às minhas dúvidas e sempre me oferece lencinhos (porque sou daquelas que senta no sofá e já começa a chorar e não para mais). A primeira sessão foi mais sobre qual problema me levou ali, e até hoje, sessões semanais de aproximadamente uma hora, são sobre acontecimentos da semana ou alguma outra demanda que tenha surgido.

Acho que o que mais aprendi com a terapia foi que tá tudo bem chorar. Nossos sofrimentos importam, e não estamos numa olimpíada de quem está pior. Sempre vai ter alguém pra nos ouvir e nos ajudar, embora nem sempre a pessoa que costumamos procurar vai ter as palavras que precisamos/queremos ouvir. A terapia traz um autoconhecimento enorme! Todo mundo tem problemas, e quem procura terapia é quem quer resolvê-los. A gente também tem que se propor a mudar, quebrar padrões e identificar onde estão nossos pontos de sofrimento. E, principalmente, estar aberto a ouvir o que precisamos, que nem sempre vai ser o que queremos ouvir.

A terapia me trouxe muita empatia pelo pelo outro. À medida que eu me conheço, também consigo entender mais as outras pessoas, as motivações, o que deve se passar na cabeça delas. Inclusive, amo a palavra empatia! Acho que está muito em falta e precisamos demais.

Com certeza, a terapia traz muito entendimento sobre nós mesmos, que nem tudo é nossa culpa, mas sim, está nas nossas mãos querer mudar. Mudança traz sofrimento, o que não quer dizer que mudanças são ruins. Elas fazem parte. É sempre bom ter alguém pra desabafar, que não vai te julgar e vai saber como ajudar. É justamente aí que entra a empatia e não a simpatia - o empático vai se pôr no seu lugar e tentar ajudar, e não simplesmente dizer como ele faria, até porque cada um tem uma visão das coisas.

Eu posso dizer que a terapia foi uma das melhores coisas que eu já fiz. Tenho uma psicóloga incrível do meu lado. Nunca achei que iria me identificar tanto logo de cara e nem que ela seria tão perfeita pro meu caso. Sou totalmente testemunha da terapia e sempre indico. Acho que a gente sempre tem algo pra desabafar e ter um ouvido que vai nos ajudar e organizar nossos pensamentos é uma coisa extremamente enriquecedora. Nos trazer pra realidade, sempre com palavras assertivas.

Sei que terapia não é uma das coisas mais baratas do mundo. Mas existem atendimentos a baixo custo, pelo SUS, pelo plano e por clínicas especializadas. Muito mais do que skincare em dia, eu indico procurar um psicólogo pra nos auxiliar, afinal, acho que sempre temos alguma coisinha pra desabafar. Deixo esse post como um incentivo e também como testemunho de como a terapia pode fazer bem. Sou muito grata do meu caminho ter cruzado com o da minha terapeuta <3

 

 

 

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio.

Se você precisar de ajuda, peça. Psicólogos e psiquiatras podem te ajudar.

Você também pode procurar atendimento no CVV - número 180.

 

5 comentários:

  1. Estou fazendo terapia há quase dois meses e já fiz por um tempo no passado e falo é a melhor coisa que podemos fazer pela gente, nos faz tão bem e vem me ajudado muito

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. A terapia também mudo a minha vida para melhor. O reconhecimento que a gente precisa de ajuda é fundamental.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca fiz terapia, mas gostaria. É sempre bom desabafar com alguém que não vai te julgar e ainda vai te ajudar.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Eu precisava e muito fazer terapia, lembro que quando tive depressão profunda ano passado o psicólogo me recomendou, mas eu era tão atarefada que nem tinha tempo para fazer. Hoje em dia eu preciso procurar um lugar que faz terapias e pagar, espero que quando eu tiver trabalhando eu possa pagar uma terapia para mim, deve fazer um bem danado para nós.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz terapia e foi num momento muito crucial da minha vida, ela me ajudou a enxergar o que eu precisa e me ajudou muito a melhorar e me auto avaliar com amor e carinho. Como você disse: tá tudo bem chorar, parar e refletir, todos temos problemas e sempre que possível eu também indico que as pessoas façam terapia. O mês de setembro está ai pra nos lembrar (aliás deveria ser algo discutido sempre) a importância desses profissionais da saúde!

    www.vinteprimaveras.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/