quinta-feira, 21 de maio de 2020

(Sobre)vivendo a quarentena


Vi um post da Leslie do Apenas Leite e Pimenta falando sobre como estão as coisas na quarentena, e resolvi fazer um post inspirado, já que as resenhas estão "em falta" e estou com vontade de conversar um pouquinho.

Já são 66 dias desde que comecei a quarentena. Lembro de falar apavorada pra minha psicóloga que ia pirar de ficar 3 semanas em casa, que era o inicialmente proposto pela faculdade, e de ter que arrumar coisas pra fazer. Lembro, ainda de antes, em janeiro, estar na praia e ver as notícias do novo coronavírus, ainda sem nome, e ficar feliz pelo vírus estar bem longe da minha realidade. Mas ele chegou logo, e com força.

Eu recém tinha começado os testes pra valer do meu mestrado, tava cheia de coisas andando, e estão todas lá, paradas. A vontade de fazer qualquer coisa sumiu, e eu estava dormindo bem mais pro tempo passar. Voltei a jogar The Sims e pintar livros, comecei a fazer vídeos pro YouTube e passei a postar mais no blog. Umas coisas desencaixaram pra outras entrarem no lugar. A ansiedade também passou, e agora estou mais conformada. A previsão de volta às minhas atividades é agosto, e até lá, preciso arrumar vontade de trabalhar em casa, pra não passar 5 meses sem render nada.

Eu adoro fazer compras, mas pela internet, não são boas pra mim. Preciso bater perna e olhar de perto. Reuniões por vídeo me davam ranço, mas agora já acostumei e acho até úteis. Terapia online também, mas não substitui minhas idas felizes ao consultório. Sinto falta de ir no McDonald's comer a promoção do dia e pegar dois ônibus pra ver meu namorado nos sábados. E de rebocar minha cara pra ir em qualquer lugar. Saudades de dar uma voltinha no shopping e ir no centro comprar qualquer coisa. A liberdade que eu sempre gostei de ter hoje já não existe mais.

Agora, a maior angústia é de quando as coisas voltam ao normal, se voltam, e qual o novo normal. Não acredito que o mundo vai ser o mesmo. Acho que os restaurantes vão passar a investir mais em tele entrega, as máscaras vão ficar aí por um bom tempo, as vídeo conferências vão aumentar cada vez mais e por muito tempo, haverá restrição de acesso aos locais. Não imagino cinemas esse ano, muito menos viagens. No início, eu fiquei apavorada. Hoje, já me acostumei a nova rotina. 

Eu até gosto de passar o dia de pijama, mas amo me arrumar pra sair, nem que seja rapidinho, e trabalhar fora é muito bom. Passar o dia em casa não me faz render nas minhas atividades obrigatórias, sempre tem algo "mais interessante" pra fazer. Me deu uma boa noção de o que funciona pra mim: eu gosto de coisas que precise de comunicação verbal, gosto de me arrumar pra sair, sou ótima nas tarefas de casa e amo cozinhar. E também, tenho muita vontade de ter um companheiro de quatro patas para todas as horas.

Mas mal posso esperar pra ter minha vida de volta e fazer as coisas acontecerem.

E vocês, o que sentem falta? Como estão as coisas por aí?

9 comentários:

  1. Oi Raquel, sabe que esses dias em casa aconteceu muita coisa, teve semana que ficava numa ansiedade e preocupação, outras que eu ficava jogada na cama o tempo inteiro, dai chegou a semana que eu fui pra cozinha e fiz tanto pão e bolo que fui obrigada a levar pra minha irmã (ela mora no msm condomínio) kkkk e agora por fim ta surgindo o medo de voltar. Por muitos dias eu desejava voltar a trabalhar, adoro a função de shopping lotado, correria pra pegar a meta e até sinto saudades de resolver problemas com uns clientes esquentadinhos, a princípio voltariamos só em Agosto também mas surgiu essa liberação pra abrir os shoppings mais cedo, espero que não tenha sido uma ação precipitada e aumente os casos de Covid-19, estou voltando amanhã pra minha segunda casa (Iguatemi) mas tô voltando com medo:(


    Beijos, se cuida!
    www.20-primaveras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha te inspirado a escrever esse post. Acho que escrever ajuda a diminuir a ansiedade da quarentena.
    Me lembro do último dia que me encontrei com meus amigos, nós comentamos sobre a ameaça do Coronavírus e o quanto ele parecia iminente no nosso país. Uma semana depois estávamos todos em casa de quarentena e conversando apenas por vídeochamada. Foi algo muito rápido e abrupto, quase não deu tempo de se adaptar.
    Também amo fazer compras, dia desses precisava comprar umas coisinhas de necessidade e encarei a fila pra entrar na Marisa, quando cheguei na porta o segurança disse que a loja estava fechada para compras, e aberta apenas para pagamentos. Aff!
    Como vc disse, o mundo não será mais o mesmo e vai demorar pra termos novamente confiança em sair normalmente de casa. Mas fico feliz que vc tenha se redescoberto, percebeu o que funciona e o que não funciona pra você.
    Que fiquemos bem!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Sinto falta de sair sem rumo, de ir na academia, no salão fazer as unhas, de ficar em casa sem obrigação, de sexta deitar sozinha no sofá e ver coisas doidas no netflix, amo ter o boy comigo mais 24/7 a gente pira e precisa de momentos a sós para não pirar o outro, sinto falta de me arrumar, de ir na missa, mas tenho muito medo ainda da nova normalidade

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei por um tempo desesperada ao ver que as coisas não iam por um bom tempo ser igual como era antes, queria que tudo ficasse normal logo e que o vírus parasse de existir. Acredito que todos querem. Mas não é assim que funciona, então é melhor ter sim todos os cuidados e já me contentei. Eu tinha muitos planos, fiquei bem triste, mas vida que segue. Sinto falta de muitas coisas também...
    O importante é que eu espero que isso tudo logo acabe e que todos fiquem bem, o mais rápido possível. Até Corona Vírus eu tive (90% assintomático), nesse caos todo. Todo mundo em Belém tá pegando, ninguém mais sabe como, não conseguimos comprovar por falta de testes, tá uma misericórdia nos hospitais. Mas tô feliz porque fiquei bem e só quero que esse inferno acabe rápido..
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Amiga, muito obrigada por ter compartilhado esse relato com a gente, eu me identifiquei muito com as suas palavras. Sinto muita falta de ir no cinema, de poder abraçar meus amigos, de ver meus amigos, de poder comemorar meu aniversário que está chegando, de poder visitar meus familiares que moram longe, sinto falta de poder ir na faculdade ter a aula presencialmente, queria voltar a ir no shopping... Saudade da nossa vida de antes né minha filha?! O jeito é viver um dia de cada vez e torcer para que o amanhã seja melhor que o hoje.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Raquel, tudo bem? Eu li o post da Leslie e achei lindo e um quentinho no coração, já que me reconheci naquelas palavras, o medo, a angustia, ansiedade e depois a "conformidade" de saber que isso realmente vai demorar a passar, aquela vontade de ir numa festa, se arrumar inteira, bater perna haha, tudo isso eu também senti e ainda sinto as vezes e tudo bem né? Só queremos que isso acabe e que volte - não ao normal antigo, pois nem sei se ela vá existir de novo, mas ao novo normal, higiene, máscaras e álcool gel.

    ResponderExcluir
  7. Tenho saído uma vez por semana para ir ao mercado porque minha mãe é idosa. Intensifico a higienização dos produtos e das mãos/corpo quando chego em casa.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, essa quarentena tem me afetado bastante, principalmente no emocional. Tive crises de ansiedades e dias dos quais não tinha vontade de fazer nada!
    Nesses dias tenho sentido falta da convivência com as pessoas, ir em cafeterias e dar uma volta pela cidade.

    ResponderExcluir
  9. "Umas coisas desencaixaram pra outras entrarem no lugar" realmente essa frase faz todo sentido pra esse momento.
    Eu também tenho sentido falta de muitas coisas :(
    Espero que logo possamos voltar sim, ao normal, se máscaras e com sorrisos.
    O jeito é aproveitar o momento da melhor forma que podemos.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/