quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Poliana Moça - Eleanor H. Porter



Depois que li Poliana, não fiquei com muuuita vontade de ler o livro seguinte, Poliana Moça. Não que a história não fosse boa, mas não queria estragar o final da novela do SBT hahaha Acabei encontrando essa versão com essa capa em cores fofas por R$ 10,90 e resolvi ler nas férias de inverno.

Atenção! Pode ter spoilers do primeiro livro, por causa da continuação da história...

 

Nesse livro, Poliana já com 12 anos está morando com a tia recém casada, finalmente vivendo com uma família em um lar feliz e jogando o jogo do contente, em Beldingsville. Quando ficou no hospital se recuperando de um acidente, fez vários amigos e cativou a todos que conheceu, devido à sua positividade e carisma. Então, uma das enfermeiras do hospital recomenda "doses de Poliana" para a sua irmã, Ruth Carew, que está em Boston, para que se torne uma pessoa mais feliz. A senhora Carew é uma pessoa cheia de tristeza desde que a sua outra irmã faleceu e seu sobrinho Jamie desapareceu com o pai. Então, durante uma temporada da tia Polly e o doutor Chilton na Alemanha, Poliana é enviada pra casa dos Carew para "tratar" a senhora. 

A tia Polly não curte muito essa ideia da Poliana estar curando as pessoas, pois tem medo de que a menina descubra sobre seu dom e isso lhe suba à cabeça. A senhora Carew não quer receber a menina, pois não quer ouvir seus sermões e disse que a qualquer momento pode mandá-la de volta pra casa. Em Beldingsville, o senhor Pendleton e seu recém adotado filho Jimmy Bean Pendleton sentem falta da família Chilton.

Bom, não acontece muuuita coisa no livro. Ele foi escrito em 1915, mas a escrita parece bem atual, assim como os costumes dos personagens. São sempre super educados e Poliana é uma menina bem ingênua e de coração puro. Poliana sempre feliz é um pouco irritante, mas sabe que o jeito dela até que pega? Depois de ler você já fica pensando "bom nessa situação a Poliana pensaria de tal e tal jeito, vendo o lado positivo da coisa".

É um livro bom pra qualquer idade, pras crianças, a narrativa é leve e fácil de entender, e sempre tem aquela lição por trás, de ser bom com as pessoas. E para adultos, é um livro pra desestressar, de leitura rápida. Não dá aquela vontade de sair comendo as páginas, mas uma leve curiosidade de como tudo termina (apesar de ser previsível desde o primeiro livro). No fim, Poliana já tem 20 anos e tem que lidar com acontecimentos próprios da idade, tipo, pasmem, amor.

Dou 4 estrelinhas pra ele, por ser uma leitura leve e boa, mas que não foi aquela festa de emoções na minha cabeça.

Sinopse do Skoob: "Em uma mansão localizada em uma rua larga e arborizada, vive uma mulher triste que já não sente mais alegria de viver depois de tantas perdas que já sofreu. A fim de ajudá-la, a irmã lhe recomenda um inusitado remédio: "doses de Poliana". A garota então, que desde a infância conquista a todos que a conhecem, deixa o casarão onde mora, para descobrir uma nova realidade. Seu jeito inocente e alegre de enxergar o mundo, que a torna tão especial, resistirá aos desafios de enfrentar uma nova realidade e crescer?"


 

13 comentários:

  1. Que saudade de ler meus livros!
    Adoro livros levinhos assim para relaxar, apesar de ser para uma galera mais nova. Amei a resenha e a capa do livro é muito fofa
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu nem sabia que poliana tinha uma sequencia acredita?! adorei sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Hey Raquel! Tudo bem?
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas, pelo que comentou parecem ser leituras bem divertidas.
    Acho que também ficaria um pouco incomodada com a Poli feliz 'demais' kkk
    Amei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  4. Parece muito bom, adorei sua resenha
    Um beijo
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler os dois, eu lembro de ter lido o primeiro, mas não lembro nada da história! ):

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ainn comprei os dois livros e to super ansiosa pra ler de tão clássico que são!!!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li o primeiro livro, mas sei do que se trata a história. Confesso a você que possivelmente eu também ficaria bem irritada com essa felicidade eterna da personagem principal, mas realmente, não dá pra negar que ela serve de exemplo para aplicarmos em certas situações da nossa vida. Creio que este seja o tipo de livro bom para intercalar com leituras mais pesadas né não?!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Raquel, não li nenhum dessa série, pois não é um gênero que me chame a atenção. xD
    Mas por ser levinho, quem sabe eu dou uma chance, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Que fofinho, adoro livros amorzinho assim.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li os livros da Poliana.
    Parece ser bem levinho e gostosinho de ler, mas talvez isso da Poliana ser sempre feliz me irrite um pouco também hahaha
    Porém é bom pra reforçarmos isso de ver as coisas pelo lado bom.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/