segunda-feira, 21 de maio de 2018

Wishlist: Livros que falam sobre alimentos


Eu sempre gostei de cozinhar e de mexer com alimentos, acho que dá pra criar muita coisa e deixar as pessoas de barriga cheia e felizes. Não é à toa que estudo engenharia de alimentos. Então vivo procurando algumas leituras sobre o tema alimentos que possam tanto me ensinar alguma coisa quanto apenas me distrair. 

Pensando nisso, elaborei uma wishlist com livros que falam sobre alimentos, curiosidades, fabricação... será que alguém mais se interessa por isso? :)

A Alquimia dos Alimentos - Série Alimentos e Bebidas (Montebello, Araújo e Botelho)


Esse é mais técnico, pelo que li, e fala das preparações e transformações físico-químicas que os alimentos passam na cozinha... é ou não é a praia do engenheiro de alimentos?
Valor: cerca de R$ 80

A Mentira do Glúten - e outros mitos sobre o que você come (Alan Levinovitz)


Andei estudando sobre o glúten (rede de proteínas formada no processamento de trigo, centeio e cevada) e fiquei interessada no assunto. Existem dois lados: o das pessoas contra e o das pessoas a favor do glúten. Eu sou a favor do glúten pra quem não apresenta problemas de sensibilidade/alergia/intolerância a ele. Então procurei um livro que fale mais sobre isso :)
Valor: cerca de R$ 30

Um Químico na Cozinha - A Ciência da Gastronomia Molecular (Raphael Haumont)


Essa área da cozinha molecular é um pouco nova pra mim, mas basicamente é a ciência que estuda os processos físicos e químicos da gastronomia. Ou seja, maravilhoso! hahaha A cozinha é basicamente um laboratório de química com instrumentos diferentes :)
Valor: cerca de R$ 40

O que Einstein Disse ao seu Cozinheiro (Robert L. Wolke)


Bom, ouvi falar que todo engenheiro de alimentos deveria ler esse livro e estou me sentindo excluída! Desde que ouvi falar, morro de vontade de comprar. São várias perguntas e respostas sobre situações e processos que acontecem na cozinha, explicando a ciência por trás dos fenômenos x)
Valor: cerca de R$ 70 cada volume

Cozinha Geek - Ciência de Verdade, Grandes Cozinheiros e Boa Comida (Jeff Potter)


Esse é outro livro que também fala sobre a ciência por trás de tudo o que acontece na cozinha, sob os aspectos físicos e químicos. Ai, adoro.
Valor: cerca de R$ 90

Acho que a listinha ficou meio nerd, mas acho que são todos boas fontes de respostas às curiosidades que podemos ter. E afinal de contas, comer, todo mundo come, né? x)

Ajude a responder a pesquisa de público do blog!

15 comentários:

  1. Oláaa amore, tudo bem? :D
    Eu adorei essas dicas, ótimo post!
    Beijinhos, fica com Deus. ♥
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!

    Ótimas dicas e todas dentro da sua área, né? :)

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  3. O último livro parece bem legal, mas o preço é salgaaaaaado...

    Se quiser participar, estou sorteando alguns livros lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/05/sorteio-de-livros.html

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de livros sobre alimentos. Amei suas indicações! Fiquei bem curiosa para conhecer.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super curiosa com a cozinha Geek! Tem tudo a ver com o meu 'cozinheiro' cá de casa! Acho que ele ia amar querida Raquel <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  6. Raquel, até eu que não estudo a área, fiquei bem curiosa com esses livros!
    Adorei a sua seleção!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. mt bacana essas indicações, como sou vegetariana tenho alguns livros sobre isso que gosto bastante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Adoro a ideia dos livros que falam das tranformações quimicas e da parte mais técnica!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu imagino que deve ser bem legal esses livros, ainda mais pra você que estuda sobre *-* beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei dessas dicas de livros, são bem interessantes; também amo cozinhar.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  11. Parecem ser todos fantásticos, adorei conhecer.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a listinha, nunca pensei em comprar livros do tipo justamente por não saber cozinhar, mas ler sobre talvez me inspire (principalmente esse ultimo)
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de conhecer cada um deles!
    Um grande beijinho

    www.keke.pt

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/