segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Apaixonada por Histórias - Paula Pimenta

O título do livro poderia ser usado pra me descrever. Assim como a Paula Pimenta, também sou apaixonada por histórias, e as dela com certeza fazem parte dessa minha paixão. Desde que li Fazendo Meu Filme 1, fiquei apaixonada pela escrita dela e a forma como consegue descrever as situações e fazer com que eu me sinta dentro delas. Diferente das duas séries que ela lançou, Apaixonada por Palavras não é um romance e sim uma coletânea de crônicas escritas pela Paula anos antes do livro ser publicado. Crônicas essas que ela nem sonhava que um dia o público viesse a ler. E ainda bem que tivemos a oportunidade de ler, porque são ótimas. 

Vou confessar que eu não sou muito chegada em crônicas. Gosto de romances onde somos apresentados à personagens e conhecemos sua história por muitas e muitas páginas, em todo o desenrolar criado pelo o autor e ficamos na torcida pelo final feliz do personagem principal. Crônicas não me despertam muito a vontade de ler pelo fato de serem muito curtas: quando me apego e quero ler mais, elas me deixam duas ou três páginas depois. Mas resolvi dar uma chance para esse livro, e é claro que não fiquei decepcionada.

O livro é uma fofura só, as páginas são de um lilás beeem clarinho que dão um charme a mais na leitura. Lançado em 2014, abrange crônicas escritas pela Paula entre 2001 e 2014, com o mês e o ano em que foram escritas para situar mais o leitor no contexto do tempo. São todas bem curtinhas, um total de 55 crônicas retratando situações e inspirações na qual a autora passa.

O que dizer da Paula Pimenta? Uma das autoras mais fofas que já tive oportunidade de ler os livros. Ela tem uma capacidade de me inserir no contexto da história, fazendo com que eu me sinta parte dela e me identifique com o que está se passando. Seja num romance de duzentas páginas, ou numa crônica de 3, consigo interpretar as emoções retratadas e me apaixonar por cada palavra. Simplesmente amei todas as crônicas, me identificando com várias delas, e dá pra ver muito da autora em cada uma. Me senti uma super amiga dela, lendo sobre o que ela pensa, vive e sente, de um jeito único que só ela consegue pôr em palavras. Amei ainda mais porque ela ama animais e sonha em viver em um mundo cor-de-rosa, que nem eu. Preciso dizer que amei? <3

Ah, o livro tem 174 páginas e foi publicado pela Editora Gutenberg. E o Skoob dele é esse aqui, caso você queira adicionar na sua meta de leitura. Eu indico!

Agora estou louca pra ler a outra coletânea de crônicas dela - Apaixonada por Palavras - pra me sentir mais uma vez pertinho dela, e quem sabe ter mais inspiração pra começar minhas próprias crônicas =P

11 comentários:

  1. Amo muito os livros da Paula Pimenta, ela é sensacional e super concordo com o que disse. Sou apaixonada pelo livro "fazendo meu filme" faço geral ler haha <3 É tão perfeito ...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa do livro e a sua proposta, ótima resenha! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vi em algum lugar a Paula falando sobre esse conjunto de histórias, muito legal né ? ela nem pensava que fosse chegar até o coração dos leitores, nem sabia que teria leitores. Isso não lembra a gente ? da blogosfera.. Não sou chegada a esse tipo de livro também, mas deve ser bom, pelo que descreveu. Beijos !
    www.propositofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro nem a autora, mas o livro parece ser amoroso! A capa do livro é a coisa mais delicadinha de sempre!
    Adorei o seu blog e já estou a seguir! Beijinho***
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Que bacana a proposta do livro, amo crônicas.
    Adorei a resenha!
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler os livros dessa autora, mas confesso que ainda não tinha ouvido falar desse... Sua resenha ficou maravilhosa!

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Raquel,

    Sou muito fã da Paula Pimenta,tenho quase todos os livros dela e já fiquei horas na fila da bienal para tirar foto com ela haha , esse é um dos poucos dela que não li,mas já vi na biblioteca da minha cidade e sou doida para ler ,sua resenha só me motivou mais ainda !!

    Beijinhos

    http://www.brilhou.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa e o livro parece muito bom!! Gostei muito do post e da dica!!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li livros da Paula Pimenta, mas vou procurar... e se você ama ler, procure ler os da Carina Rissi também você vai se apaixonar! <3
    beijão linda.

    ResponderExcluir
  10. Já me falaram taaaaanto desse livro! Sou louquinha pra ler <333

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  11. a capa é linda , eu to lendo um da Isabela Freitas e estou adorando. Beijos!

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/