sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Autoras nacionais para ler e se apaixonar

Oie pessoal!

Como eu já falei aqui algumas vezes, eu amo ler. Sou daquelas que não desgruda do livro enquanto não termina, e devora cada página de modo desesperado pra saber o que acontece a seguir. A maioria dos livros que leio são de autores estrangeiros, não exatamente por preferência de livros de fora do país, mas atribuo o fato ao maior marketing em torno deles.

Ler livros que se passam em outro lugar, com uma cultura diferente, nomes diferentes e hábitos diferentes é maravilhoso. Sem os livros, talvez nem soubessemos como é o dia a dia de uma pessoa com uma rotina e um ambiente completamente diferente do nosso, e fico feliz por ter a oportunidade de descobrir isso por meio dos livros. Por outro lado, os autores nacionais retratam uma história que se passa mais perto de nós, com personagens que vivem situações mais próximas da nossa e compartilham de uma mesma cultura. É legal ler sobre uma realidade diferente, mas também é ótimo ter um personagem que é mais parecidinho com a gente. 

Percebi que li pouquíssimos livros de autoras brasileiras, mas mesmo assim vim aqui compartilhar as minhas preferidas pra inspirar a leitura de outras pessoas <3 A lista é curtinha! haha

Iris Figueiredo

Conheci essa autora do Rio de Janeiro pelo Twitter, há uns bons anos. Foi ela que me inspirou a criar meu blog antigo, porque achava o dela maravilhoso e as resenhas ótimas. E logo ela lançou um livro: Dividindo Mel. O livro é fofíssimo, a escrita dela é cativante, com personagens bem construídos. Daqueles que te dá vontade de entrar no livro só pra ser amiga deles! Depois dele, vieram Confissões On-Line: Bastidores da minha vida vitural e Confissões On-Line 2: Entre o real e o virtual. Esses dois últimos ainda não li, mas quero muito e tenho certeza que são ótimos. (Site)



Paula Pimenta


Essa é a autora de uma das minhas séries de livros favorita: Fazendo meu filme. São 4 livros que contam a história de Fani, uma garota apaixonada por filmes que tem o sonho de estudar cinema e passa pela experiência que é o sonho de muitos: fazer um intercâmbio. O que ela não sabia é que o ano do intercâmbio ia lhe trazer ótimas experiências, mas também dúvidas e muita saudade de casa. É uma série que me transportou inteiramente pro mundo da personagem principal, me senti muito próxima da Fani e parece que vivi com ela tudo o que foi tratado no livro. Além dessa série, também temos 3 livros (Minha vida fora de série) que contam a vida de Priscila, amiga de Fani, que é uma garota muito fofa e que ama animais (achei ela tão parecida comigo!), além de vários outros livros que estão na minha listinha de espera. (Site)


Bruna Vieira

Dessa listinha, é a única que ainda não li nenhum livro, mas morro de vontade! A Bruna é blogueira no Depois dos Quinze, um dos meus blogs favoritos e que acompanho há anos. Ela é super jovem e já tem uma coletânea de livros lançados. Dentre eles, o que mais quero ler é o De volta aos quinze, que conta a história da Anita, que aos 30 anos reencontra seu antigo blog e é transportada novamente para a época em que tinha 15 anos. E ela também escreveu um livro junto com a Paula Pimenta e outras duas autoras nacionais: Um ano inesquecível. Quero muito! <3


Quero muito aumentar essa listinha aí! Sei que temos autores maravilhosos aqui e temos que incentivar essa produção de livros lindos <3 Amo essa temática adolescente-que-está-passando-pelo-primeiro-amor-e-novas-experiências hahaha

Alguém aí também é fã dessas autoras? E alguém aí pode me indicar mais livros nacionais? haha =*

23 comentários:

  1. Muito legal a sua listinha! Li apenas um da Paula Pimenta e achei bem divertido. Tenho muita vontade de ler os livros da Bruna, gosto e acompanho bastante o trabalho dela <3
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também morroo de vontade de ler os livros da Bruna, porque o blog tem textos ótimos! <3 Beijos!

      Excluir
  2. Da lista eu só li o primeiro livro da Bruna e é uma gracinha. Amei suas dicas e vou procurar os livros deles.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii vou procurar ele pra ler, pra ontem! Garanto que vai gostar dos que indiquei x) beijos!

      Excluir
  3. Sou louca para ler os livros da Bruna Vieira, parecem ótimos demais. Pelo o que você falou me interessei mais ainda, vou tentar comprar rs! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro os livros da Bruna! Só li dois, mas morro de vontade de ler os outros. Já os livros da Paula Pimenta eu nunca li e tenho muuuuita vontade mesmo, todo mundo fala super bem! A Iris Figueiredo eu não conhecia, mas parece ser uma boa leitura também ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os da Paula são muitooo fofos, sério, quero reler eles pq aiii <3 hahaha A Iris também é fofíssima! <3
      Beijos!!

      Excluir
  5. Achei muito bacana a capa e o título do livro Dividindo Mel, creio que você poderia nos fazer uma resenha dele :) O que acha?
    Em relação as outras autoras faladas no post, eu as conhecia, mas nunca li um livro delas, como vc, tenho muita vtd de ler "de volta aos quinze", mas tbm quero ler toda a série de livros da Paula Pimenta, mas me falta tempo :/ Vou tentar começar a ler devagarzinho.
    Um livro que eu vi muitas resenhas, que é nacional e creio que vc vai gostar é "Azeitona", procure saber um pouquinho mais sobre ele, por que ele está na minha lista de leituras futuras também, haha. Amei seu post.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yayy, vou fazer o possível pra resenhar ele aqui, faz tempo que li, vou ter que fazer um esforcinho haha
      Os da Paula Pimenta são fofíssimos, achei que fluiu bastante, são bem leves *-*
      O Azeitona tbm quero ler! Li resenhas e gosto muito do Bubarim x)
      Beijos!

      Excluir
  6. OOOOOOI

    das listadas já tive experiência com a Paula Pimenta. Li o primeiro Fazendo meu Filme e Cinderela pop! Apesar de não ser a leitura mais densa do mundo, pra aquelas vezes que você quer ler algo leve só pra se distrair os livros dela são ótimas pedidas, né non?
    Pretendo ler da Bruna em breve também! Acho ela como pessoa uma fofa!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Paula são pra desestressar haha bem leves e fofos, adoro intercalar leituras mais pesadas com eles *-* Os da Bruna eu quero muitooo, amo o blog dela e acho que tbm vou amar o livro x) Beijos!

      Excluir
  7. Já ouvi falar de todas, a minha favorita é a Bru, já li alguns livros e gostei!!
    Adorei seu post e o blog super lindo <3
    Um beijo
    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii cada pessoa que diz que amou os livros dela me deixa com mais vontade de ler!
      Beijos!

      Excluir
  8. Ótimas dicas, não sou muito de ler livros mas pelas capas que sao lindas fiquei na curiosidade de ler um destes. Bom domingo ♥ Beijos!!

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então fica a dica pra "começar" a ler, são ótimos e leves, garanto que vai gostar! Beijos, boa semana :D

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, adoro a Paula Pimenta e a Bru !❤
    http://realeza-diferente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yayyy, que legal! Beijos, vou retribuir a visitinha :D

      Excluir
  11. Sempre ouço falar muito bem dos livros da Bruna Viera, quero muito ler. Amei as dicas.
    Beijinhos :)

    https://blogmaniaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acho muito legal, é importante conhecermos os nossos artistas, pois existe muito talento em nosso país. bj

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/