quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Uma voltinha por Garibaldi - RS

Eu conheci a minha melhor amiga "de infância" no primeiro dia da faculdade, com 17 anos. E desde então, eu vou atrás de onde ela vai haha e nessa segunda-feira de Carnaval, fomos visitar ela na cidade dela 💜 eu já estava devendo essa visita há tempos, e então eu e outra amiga do grupo pegamos o busão pra fazer um bate-e-volta na serra. Vou contar passo a passo e gastos, caso alguém queira rolezar também. Coloquei prints do mapa em termos de distância da rodoviária, pra melhor localização e se achar a pé.

📌 Onde fica e como se chega lá?

Garibaldi fica na serra gaúcha e saindo de Porto Alegre são 112 km, leva em torno de 2h. Fomos de ônibus, saímos às 10h15 de segunda-feira e voltamos 18h30 do mesmo dia. A passagem de ida, na 🚌 Rodoviária, custou R$ 52,75 e a volta R$ 57,15, a empresa de ônibus era a Bento e a viagem foi bem boa e rápida, e o ônibus era bom.

Fizemos um lanchinho na Passarinho, na rodô, e custou R$ 7 o pão de queijo e R$ 4 o cafezinho.

📌 Chegamos e almoçamos

Almoçamos no 🍽️ Bazilio Gastro, próximo à rodoviária. Era buffet por quilo e eu amei a comida, amo massa com polenta com lasanha, a festa do carboidrato. Saiu R$ 19,40 esse prato. O que eu achei muito legal é que tu pesava sozinho na balança e já saía o ticket com o valor e a tabelinha de bebidas 😍 nunca vi aqui em POA.

📌 Fomos tomar um café

E dê-lhe subir ladeira. É uma cidade de serra, pura lomba. "Teje" preparado!! Andamos numa ruazinha suuuper fofa, a principal da cidade, Rua Buarque de Macedo. Estava praticamente tudo fechado porque era meio de feriadão. Quero voltar lá pra ir no Jardim Gastronômico! Olhem que amor! E ainda pegamos um dia bom.

Paramos na ☕ La Vie Padaria e Confeitaria Artesanal (@laviepadariaartesanal). Um amor, muita comida boa e diferente. A moça que nos atendeu era muuuuito querida. Pedi um brownie com sorvete (R$ 20) e uma soda italiana de bergamota (R$ 10). Amei! Ficamos lá conversando.

Mangia che te fa bene 🤌

Modéstia à parte, fiquei linda nessas fotos 💁

📌 Sobe, sobe e sobe mais lomba

Fomos andar pela cidade, passamos pela ⛪ Catedral São Pedro. Muito bonita e bem cuidada. Eu não sou "a pessoa da igreja", mas gostei de conhecer. Tinha um órgão GIGANTE, acho tão chique!

📌 Caminhamos mais

Subimos tudo que dava e paramos na Hermida da Imaculada Conceição. Acabei de Googlar e uma hermida é "uma igreja ou capela de pequena dimensão, normalmente localizada fora das povoações ou em lugares ermos", segundo o Wikipedia. Estava fechada, então só vimos de fora. Aproveitamos pra olhar a cidade pelo mirante, do outro lado da rua. Nessa hora começou a ventar e chover e fomos nos esconder hehe

📌 Hora de beber!

Ficou um calorão pós chuva e decidimos que era hora de beber. #Partiu 🥂 Vinícola Peterlongo! Decidimos porque estávamos mais perto e era mais perto da Rodoviária. Lá tem tipo um castelinho, onde tem a lojinha (que é o que interessa) e na frente tem um jardim com as videiras. Compramos uma espumante Demi sec MARAVILHOSA e fomos beber no jardim. Eles forneceram as taças, almofadas e repelente (levei minha primeira picada de borrachudo da vida!). Depois, pegamos um Moscatel rosé e eu já estava vendo tudo em câmera lenta.

Geeeeeeeeente que tarde feliz. Eu amo espumante, iria lá de novo, adorei o atendimento e tudo. Nessa hora, estava meio nublado, ainda bem!

📌 Devorata, Verde Branco e volta pra casa

Saí de lá totalmente tchuca, porque sou fraca pra bebida, e fomos a pé na 🍫 Devorata, que é uma loja tradicional de trufas. São MUITO boas e bem gordinhas, tinha de R$ 8,95 e de R$ 11,50, depende do recheio. São meio carinhas mas a loja é um amor e vale a pena passar pra garantir um presentinho. As trufas derreteram inteiras em POA hehe o calor aqui é brabo. Mas salvei elas de volta na geladeira e deu tudo certo #paz.

De lá, ainda fomos tomar sorvete na 🍨 Verde Branco, que é tradicional da cidade, e eu amei. Saiu uns R$ 12,50 o meu potinho no buffet, o sorvete era bem gostoso e eu estava precisando de glicose porque sou fraquíssima pra bebida.

E foi esse o rolê! Cheguei umas 21h30 em casa, foi tranquilo pegar Uber na Rodoviária. A rodoviária daqui é caótica e me dá medo hehe Eu tô é doida pra ir de novo nas vinícolas todas! Eu adoro a Cooperativa Garibaldi e tem várias outras menores. E em Bento também tem muuuitas. Vale a pena. Foi um rolezinho caro pra quem é inconsequente igual eu, mas vale a pena às vezes, e valeu demais ver minhas amigas💜

E aí, já visitaram a serra gaúcha?