quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Tartarugas até lá embaixo - John Green


Sinopse do Skoob: "Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo.

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)."


Ganhei o livro faz um tempinho e era o único não lido dos livros do John Green. São sempre histórias que te despertam muitos sentimentos, nunca são vazias

Tartarugas até lá embaixo conta a história de Aza Holmes, uma jovem que mora em Indianápolis e tem TOC, Transtorno Obssessivo-Compulsivo. Não sei muito sobre isso, mas sei que existem vários tipos e níveis, e Aza tem problemas com bactérias. Sempre passa na cabeça dela que ela vai pegar uma infecção e morrer. É como se ela não pudesse controlar os próprios pensamentos, sendo tomada por uma ansiedade e medo de microrganismos. 

Tudo começa quando Russel Pickett desaparece. Ele é pai de Davis Picket, amigo antigo de Aza, onde se conheceram em um acampamento. O prêmio para quem encontrar Pickett é de 100 mil dólares, e isso logo desperta o interesse de Daisy, a BFF de Aza. Elas começam então a investigar o sumiço do milionário, e Daisy induz Aza a se reaproximar de Davis, que é também um amor antigo.  

O problema é que Davis não se dava lá muito bem com o pai, então aí tem treta. E depois a história toda se desenrola nessa busca maluca (hehe).


Eu gosto muito do assunto bactérias, vivo pensando que uma viram duas, duas viram quatro, quatro viram oito, e por aí vai... Aza tem muito medo de ser infectada com Clostridium difficile, a C. diff, e quando começa a pensar nisso, sua mente já entra em espirais, e ela já sente os sintomas causados pela infecção. Aza se considera maluca muitas vezes por causa disso. Constantemente reabre um corte no dedo, e imagina que está infectado, então ela precisa sair correndo e limpar o corte, refazer o curativo... isso acontece muitas vezes durante o livro e também a prejudica em algumas situações, como na hora de beijar um garoto (quantas bactérias são trocadas ali???). 

Foi interessante poder entrar nos pensamentos de Aza, ver suas reações e assim também é possível compreender um pouco como a mente dela funciona e como poderíamos ajudá-la, caso também fôssemos um personagem do livro. Ou na vida real, como podemos ajudar algum conhecido com TOC?? Às vezes a gente não pensa no lado do sofrimento da pessoa, ela não consegue controlar alguns pensamentos e isso pode se tornar uma bola de neve. Por isso devemos sempre ser compreensivos :)

Gostei muito do livro porque te faz entrar na cabeça de uma pessoa com TOC, até pude me identificar um pouco com ela, e sempre gosto quando envolve bactérias (me julguem). O livro é rápido e fácil de ler, o final não é espetacular, mas envolvente o suficiente pra fazer valer a leitura.

Tem algumas referências à Star Wars, pois Daisy escreve fanfics sobre a série. Ah, outra coisa que gosto muito é na parte em que o autor cita o nome do livro no meio da história e explica o porquê dele <3

*******

Páginas: 272
Ano de lançamento: 2017
Editora: Intrínseca
Título original: "Turtles all the way down"
Tem filme? - Não
Tem ou é uma sequência? - Não




13 comentários:

  1. eu gosto bastante dos livros do john green, acho mt interessante que aborde esse tema do toc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Que livro incrível!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos livros de John Green, mas por acaso não conheço este! Parece ser amoroso!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  4. Não chego a ter TOC (eu acho) mas sou bem paranóica com essa questão de bacterias e limpezas, sou dessas que passam alcool em gel em tudo, lava a mão no banheiro de um shopping e abre a porta com lenço... Achei interessante a história, quero muito conhecer mais esse problema e essa personagem. Me interessei!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Me julgue, mas nunca li nada dele. xD
    Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não tive a chance. Preciso mudar isso!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhuma obra dele sabia?
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei ler a resenha do livro...
    Convido você conhecer o meu blog, lá tem posts todos os dias...
    Aguardo a sua participação por lá...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muita gente fala bem desse livro, e já vi vendendo algumas vezes, seu post só dá um empurrão para comprar de vez kk só tenho que terminar O Lar das Crianças Peculiares

    Participe: Sorteio Kawaii Box 2! Uma segunda chance de ganhar uma caixa cheia de coisinhas fofas do Japão!

    ResponderExcluir
  9. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️ ..

    Meu Blog: Totolec Show

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua postagem conheci seu blog agora muita gente fala deste livro fiquei ate curiosa

    Um beijo da Ju Margarida
    Venha me ver: http://www.julianamargarida.com/

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa uma fofura e a história parece ser beeem interessante!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  12. Eu li a um tempo atrás esse livro e também gostei bastante da história, dos personagens e como foi abordado o assunto: toc.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/