terça-feira, 19 de outubro de 2021

Um papo sobre produtos naturais



 

Já faz um tempinho que os ditos "produtos naturais" estão em alta no mercado e atraem a atenção dos consumidores. Confesso que o termo sempre me incomodou, e sempre vou atrás das formulações dos cosméticos. Resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto e trazer aqui algumas informações que encontrei, pra a gente conversar e também falar um pouco sobre termos, que acho que ficaram meio perdidos com o tempo.

 

*alerta de post longo* hehehe


Primeiro, queria falar sobre o nome "clean label". Não sei se vocês conhecem, mas ele significa "rótulo limpo", ou seja, uma lista de ingredientes onde os consumidores irão conhecer os nomes usados. As pessoas tendem a fugir de termos desconhecidos, por associarem a produtos tóxicos ou que causam malefícios a saúde. Dito isso, é esperado que cresça também a procura por produtos naturais. Mas o que é natural??


É comum que a gente associe "natural" a coisas benéficas. Mas nem tudo que é natural faz bem. Existem diversos compostos tóxicos na natureza, e um exemplo são os venenos ou as micotoxinas produzidas por fungos. É natural, mas não faz bem. Nem tudo que é natural é mais seguro, então por si só não é um termo que a gente deva dar 100% de confiança.


Outro nome muito requisitado é o "orgânico". Vocês sabiam que nem todo produto que se diz orgânico no rótulo, é 100% orgânico? Há uma brecha percentual pra que ele seja considerado orgânico, e também precisa de um selo de regulação. E não é porque é orgânico que é natural ou faz bem, o orgânico não necessariamente vai ter vindo direto da natureza.


Outra "moda" é fugir de parabenos, petrolatos e sulfatos. Os parabenos são conservantes (inclusive, identificados em frutas!), extremamente necessário quando se fala em alimentos e cosméticos. Os conservantes podem ser naturais ou químicos, e dentre eles, temos vááárias classes que inibem o crescimento microbiano. Ter conservantes na formulação significa ter um produto seguro pro consumo. Os petrolatos são derivados do petróleo e utilizados como hidratantes, e não apresentam riscos à pele.


O que acontece é que pensamos que os compostos naturais vem diretamente lá dos vegetais, da natureza, numa espécie de "pasta" de frutas/hortaliças, colocadas diretamente na mistura do produto. Mas, eles são naturais por conta da origem da descoberta. Nem sempre vão ser realmente extraídos da natureza. São compostos químicos sintéticos idênticos aos naturais. Mas eles vêm de um laboratório. Além disso, o corpo humano não consegue distinguir a fonte do composto: chegou ali um extrato, mas ele veio da fruta mesmo ou foi feito num vidrinho de laboratório? Ele reconhece o benefício e o uso, mas não a origem. 

 

E o termo "natural" não foi definido pelas agências reguladoras. Ou seja, não há uma definição do que é considerado natural, sendo que as empresas normalmente exploram o nome sem especificações.


O melhor produto é aquele que te agrada o sensorial e você consegue ter uma rotina de uso, e enxerga os resultados. Além disso, aplicar diretamente um produto natural (uma pasta de frutas, por exemplo), pode fazer muito mal! Ali, os compostos estão em diferentes concentrações, e em vários tipos. Pode contar também algo que cause malefícios, além do peso molecular ser maior do que os poros da pele (ou cutícula do cabelo) vão conseguir absorver. Além disso, de tudo que usamos, o corpo consegue absorver cerca de 60%, por causa do pH do produto, da barreira da pele, de tudo que passamos... Então aí já diminui o risco, também.

 

Mas tudo isso pra eu chegar aqui, que foi o que me deu a ideia do post: o medo do dedo no pote. Já vi muita gente utilizando produtos com medo de contaminação por considerarem os produtos "mais naturais". Gente, cada produto passa por um rigoroso processo de análise até ser liberado, e uma fórmula com conservantes que TÊM QUE assegurar que ele vai se manter com qualidade até o fim do prazo de validade. Não precisa ter medo de contaminar, os aditivos ali vão assegurar que a contaminação da sua mão não vai causar qualquer malefício ao produto. Por isso não gosto do termo "natural"! Ele leva a uma percepção que estamos entrando em contato com um produto de fácil deterioração, mas não é bem assim.

 

Todos produtos precisam ser registrados na ANVISA, que garante a qualidade e a segurança deles. Por isso é necessário que a gente os adquira de fontes confiáveis e empresas regulamentadas.

 

Além disso, algumas dicas são:

- Procurar por produtos com registro na ANVISA;

- Desconfiar de preços muito baixos, os ingredientes cosméticos passam por rigorosos processos, por isso se tornam caros. Preços muito baixos normalmente indicam má qualidade ou concentrações insuficientes pra surgir efeito;

- Fazer o que você considera correto.

 

Um Insta interessante de seguir é o do Dermatologista Guilherme Muzy, que faz posts super esclarecedores sobre tratamentos e produtos pra se usar, o que foi ou não cientificamente comprovado. E também o Of Oil Free, que é expert no assunto.

 

Enfim, pode botar o dedinho no pote sem medo, usar o produto que mais te agrada e ser feliz. Só trouxe aqui algumas informações que eu senti que são necessárias depois de muito ver falar sobre isso na internet. Espero de alguma forma ter ajudado alguém!


Mas agora me conta, vocês dão prioridade pros produtos ditos "naturais"?




E aqui vão alguns links interessantes sobre o assunto (em inglês):

https://globalnews.ca/news/3680858/how-natural-are-natural-beauty-products/

https://www.huffpost.com/entry/natural-beauty-products-meaning_n_5bad339de4b0425e3c21bb7f

https://www.naturalproductsinsider.com/beauty/challenges-formulating-natural-cosmetic-line


 

5 comentários:

  1. Nossa esse post super necessário, me da calafrio quando leio que Nivea é veneno e só la Roche que presta ou quando uma marca lança algo o festival de ataques que nunca vai passar parabenos nas coisas ou posts toscos se por o dedo vai estragar, filha se ta usando creme de $5,00 reais, se por o dedo é de menos. Olha parabéns por esse post, perfeito

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Esse post é super interessante! Confesso que sempre achei besteira esse medo de colocar a mão no pote e contaminar hahaha
    www.brunavirginia.com
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Rachel. Eu só não coloco a mão em potes de máscaras de hidratação para os cabelos, mas potes de skincare coloco a mão mesmo.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Um post super útil. Eu não gosto de colocar as mãos dentro do pote porque gosto de saber a quantidade exata que vou usar de um produto. Em se tratando de produto para cabelo gosto de fazer as misturinhas, então a colher e um potinho extra é necessário.
    Essa coisa de ser natural e ser bom é algo que precisa ser falado mais, para que as pessoas entendam que tem muita planta na natureza que é natural, mas mata e faz mal.
    Agora não me importo mais se tem parabenos, petrolatos e sulfatos. O importante é encontrar um produto que eu goste.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. wow! que post! arrasou!
    eu não ligo muito pro natural, ou livre de parenbenos e cia limitada!
    como tu disse, uso o que gosto e que acho que funciona pra mim!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir

Olá, leitor! Quer me deixar um recadinho? :)
Os comentários passam por moderação para que eu possa ler todos.
Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita assim que possível! =D
Ah, e seja legal com os amiguinhos sempre o/